Menu fechado
Pacote de Artes para Corretor de Seguros editáveis com Canva

A importância de agradar seus funcionários com benefícios flexíveis

Beneficios flexiveis

Você já ouviu falar nos benefícios flexíveis? Afinal, atrair os melhores talentos para sua organização nunca foi tão difícil. O mercado está cada vez mais competitivo e os colaboradores estão cada vez mais cientes do seu valor para as organizações. Ou seja, o trabalho das empresas é entregar os melhores benefícios possíveis para atrair os melhores colaboradores.

Então, continue lendo este post e conheça por que é tão importante agradar os funcionários com benefícios flexíveis.

Imagine que sua empresa ofereça os benefícios mais básicos, como vale alimentação, refeição, auxílio-creche e plano de saúde. Agora, vamos analisar cada um desses benefícios de acordo com a situação dos colaboradores.

Nem todos os benefícios são valiosos para os colaboradores. Por exemplo, para um funcionário que não tem filhos, o auxílio-creche é completamente inútil. Já um casado, que já está no plano de saúde do parceiro, não precisa de um novo. Percebeu como isso pode ser um problema?

As empresas têm a missão de reconhecer e celebrar a individualidade de cada colaborador, e isso é uma forma de fazê-lo. Os pacotes personalizados são uma forma de fazer isso. Felizmente, esse processo não é difícil de ser implementado.

Basicamente, as empresas definem uma verba para cada colaborador, de acordo com a sua faixa salarial, permitindo que ele escolha as opções que são mais interessantes para ele. Se você quiser, pode elaborar um sistema de pontos ou créditos, para não ficar muito claro para o colaborador o valor financeiro.

Os benefícios flexíveis ajudam tanto o funcionário quanto a empresa

Do ponto de vista do funcionário, esse sistema é extremamente interessante. A flexibilidade permite ter um sistema que seja totalmente voltado para a necessidade de cada um. Ou seja, sua vida é muito mais fácil e a remuneração é muito mais valiosa.

Essa vantagem leva a diversas consequências positivas. O colaborador se sente mais valorizado, além de ter sua individualidade celebrada. Ou seja, ele se sente importante para a empresa como pessoa e não somente como um número ou um ativo.

O resultado é um grande aumento no sentimento de dono. Afinal, se a empresa se preocupa com ele dessa forma, naturalmente o colaborador também se preocupa com a empresa. Logo, a motivação é ainda mais alta.

Além disso, existe a questão da produtividade, que está diretamente ligada à motivação. E se o colaborador escolhe benefícios que têm relação com as suas necessidades, isso fica claro no seu desempenho.

Para a empresa, os benefícios também são claros. Além do aumento da motivação e da produtividade, que evidentemente são ótimos para a organização, também existe uma diminuição no turnover.

alta rotatividade de funcionários é um enorme problema para as organizações, que precisam gastar tempo e dinheiro em treinamento, sem falar no custo “invisível” do entrosamento.

Por fim, além de reter os melhores funcionários, esse sistema também ajuda a atrair os maiores talentos. Hoje em dia, os melhores colaboradores procuram muito antes de aceitar uma posição em uma empresa. Sites como o Glassdoor, redes sociais como o LinkedIn e o contato natural com colegas, facilitam muito na hora de recolher feedback sobre as organizações. Os benefícios são um dos fatores mais importantes.

Como ficou claro, os benefícios flexíveis são importantes tanto para os colaboradores quanto para a organização. Se você ainda não tem, vale a pena o teste.

Quer saber mais sobre como benefícios flexíveis podem aumentar a produtividade da sua equipe e otimizar seus custos?

Preencha o formulário abaixo que vamos encaminhar seu contato para uma empresa que oferece esse serviço.