Menu fechado
Pacote LGPD

Metaverso e privacidade: sonho ou pesadelo?

Metaverso e privacidade: sonho ou pesadelo? O metaverso irá coletar mais informações sobre nós do que qualquer outra plataforma. Muito mais pessoais e sensíveis. Portanto, as consequências serão mais preocupantes.

A pandemia nos mostrou que a vida na Internet não é mais opcional. O trabalho está cada vez mais indo para casa. A proposta futurista do metaverso é amplificar essa imersão.

O metaverso aparece de forma idílica como a próxima evolução da internet, criando um cenário futurista onde estaremos todos vivendo hiperconectados e imersos em um mundo digital. Na verdade, já estamos quase imersos no mundo digital, com a internet nos nossos bolsos, sendo usada muitas horas por dia.

Com o metaverso, uma nova camada de tecnologia de ambiente, sempre presente, sempre ligada, hiperconectada, vai envolver o mundo ao nosso redor. A contínua coleta de dados sobre nós, e a tomada de decisão algorítmica permitem que nossos ambientes sejam mais e mais infiltrados com informações e metadados constantemente coletados de nossos históricos.

Na verdade, todo progresso tecnológico tem um preço. O metaverso irá transformar a forma como interagimos e socializamos uns com os outros, como viajamos, fazemos compras e consumimos informações, oferecendo atividades online que só podemos imaginar.

Com esse universo interconectado, podemos esperar novos desafios e riscos, principalmente no que diz respeito à nossa privacidade. O metaverso irá coletar mais informações sobre nós do que qualquer outra plataforma. Consequentemente, as consequências serão mais preocupantes.

[ Ler o artigo completo ]