Menu fechado
Pacote de Artes para Corretor de Seguros editáveis com Canva

Por que felicidade é tema disputado entre alunos do MBA de Harvard

Discutir a felicidade no ambiente de trabalho sempre foi um tabu, com exceção de momentos como um jantar de fim de ano, um happy hour para comemorar as boas vendas e, talvez, na festa dos aniversariantes do mês. Esse cenário vem mudando de forma acelerada, com temas como saúde mental, burnout, ansiedade vindo cada vez mais à tona.

Dentre as inúmeras reflexões trazidas com a pandemia, uma das mais importantes para o ambiente corporativo foi entender a fina conexão entre as pessoas e o mundo que as rodeia, alimentar um ambiente saudável e atento às necessidades de cada um – além do principal aprendizado, diante de tantas mortes pela Covid-19: a urgência de cuidar do bem-estar das pessoas agora. Essa reflexão tem levado empresas a se transformarem e terem um diferencial competitivo mais aguçado.

A felicidade não só na vida pessoal mas também no trabalho assumiu uma nova urgência para funcionários e gestores à medida em que os trabalhadores deixam empregos em taxas recordes e repensam seus objetivos de vida. A OMS estima que mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo, sendo o Brasil o primeiro colocado na América Latina nesse ranking. Segundo o Fórum Econômico Mundial, a economia global desperdiça anualmente US$ 1 trilhão por não tratar a ansiedade e depressão de forma preventiva.

A felicidade corporativa hoje demanda um olhar estratégico. As últimas descobertas da Ciência da Felicidade têm ganhado relevância, muitas empresas já discutem formas de melhorar o astral, reduzir a rotatividade, experimentar novas formas de trabalhar e capacitar a liderança para a nova realidade. Treinamentos, cursos e consultorias voltadas ao tema já são uma realidade. O prestigiado MBA da Harvard Business School adicionou um curso de felicidade à grade curricular (Leadership and Happiness) com foco no desenvolvimento de lideranças mais atualizadas às necessidades de gestão pós-Covid. Algo impensável há poucos anos atrás agora já é uma realidade/necessidade.

[ Ler a matéria completa ]